quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Um "Jara" para chamar de meu....

Uma das melhores coisas quando se está no eixo Rio-São Paulo é a fervilhante vida cultural que permeia essas cidades.

O Rio especialmente adora viver a cultura. Em todo canto encontra-se um anúncio de um evento interessante, seja você de que tribo for. Sempre tem um curso, uma mostra, um cinema, um teatro, um show, uma festa perto de onde você está. E isso me encanta. Certamente é um dos motivos para sempre que posso pousar pela Cidade Maravilhosa e de ter escolhido ela para ser o ponto inicial do meu sabático.

A escolha foi puramente intuitiva, eu simplesmente tinha que vir para o Rio, sabia disso. Uma amiga ao telefone comentou que foi uma escolha sábia, pois eu começaria a jornada rompendo, pero nem tanto (comparando-se à distância e as facilidades de comunicação existentes entre o Rio de Janeiro e Sydney, of course).

Caminhando pela cidade compreendi o que ela disse e cheguei a ir além. O Rio é a cidade mais Cosmopolita que eu conheço, tem lugares onde o índice de gringos pode ser igual ou maior que o de brasileiros (no meu albuergue eu sou a única brasileira). O inglês e o espanhol se misturam ao português com uma naturalidade que somente aqui...

Então, certamente é menos traumático começar pela Cidade Maravilhosa até assumir por completo a vida de aussie brazuca que já começar com uma ruptura total precedido de um vôo de 18 horas...(4 até Buenos Aires e 14 até Sydney)...

Mas voltando a vida cultural carioca, apenas para que imaginem, cercando meu hostel, tenho um café livraria, um shopping com Starbuck´s, duas livrarias Saraiva, milhares de botequins, uns dois teatros, o Canecão, a escola de dança de Carlinhos de Jesus, vários sebos e uns dois ou três cinemas (cada um com várias salas). Um miscelânea infinita de opções.

E como é público, geral e notório eu sou gamada por cinema. Nas últimas semanas em casa (latu sensu) as únicas opções que chegavam eram blockbusters direcionados às crianças e aos adolescentes. Quase nada para o público adulto e quando chegava a qualidade era contestável.

O cine do shopping acostumou-se por ocupar 4 de suas 5 salas nos últimos meses apenas com super herois, magos, desenhos e a mais nova febre: versões cinematográficas de clássicos dos desenhos animados.

Não é que eu não goste, eu adorei Wolverine (nada haver com Hugh Jackman quase despido...) ...mas só isso? todo sábado e domingo a mesma coisa...

Daí as opções em cartaz por aqui me parecem um paraíso. Estou mais feliz que os adolescentes ao assistirem o novo Harry Potter, tem filmes nacionais fora do grande circuito, tem filmes estrangeiros (os de Hollywood não podem se enquadram nessa categoria...), filmes conceito, curtas, clássicos, e of course os blockbusters....

Minha opção recaiu num cine que fica à um quarteirão daqui. O lugar por si só é um charme. Chama-se Estação. Tem livraria dedicada às artes. Um café cheio de quitutes, onde se pode comprar a básica e essencial pipoca e ainda tomar um café com cockies. Os lugares são marcados. Você compra seu ingresso e escolhe o lugar que quer sentar.

Fora que pode correr o risco de tomar café com algum cineasta (tem cursos de cinema no andar de cima), ou algum artista, já que eles sempre estão por ali...eu mesma já vi alguns....mas agi como se fosse parte daquele universo...

Minha escolha recaiu sobre um filme uruguaio (quando foi que o Shopping Manaíra trouxe um filme uruguaio, mesmo premiadíssimo para suas salas?) chamado "O Gigante", que já soube foi a estréia do diretor Adrian Benier, arrematando um bocado de prêmios por onde passou.

Escolhi pelos prémios, pelo tom excêntrico da origem e do enredo e por não querer assistir a comédia "Se beber não case" em cartaz na outra sala. Conta a estória de um segurança de supermercado, chamado Jara (atuação marcante e delicada do ator argentino Horácio Comandule), que apaixona-se por meio das câmeras do circuito interno pela faxineira Julia (Leona Svarcas).

Tímido que só ele, passa a seguir a moça, no trabalho, por meio das câmeras, e em sua vida cotidiana. Onde ela vai, alguns passos atrás está Jara. E ele faz isso sem interferir na vida e nas escolhas da moça. Inclusive acompanha-a num encontro romântico (que felizmente não teve continuidade). Nesses caminhos passa a, sem que ela saiba, protegê-la de tudo e de todos. Como um anjo da guarda. Com quase 2 metros de altura e uma pança enorme.

No curso de filme você esquece a pança dele e começa a pensar nos lindos olhos azuis, na feiçao doce e no coração de ouro que por várias vezes ele demonstra ter. Um verdadeiro gentleman.

É um filme com pouquíssimos dialógos. Quase não se conversa nele. As mensagens vêm da câmera. Das feições dos atores. Da música (tem até uma versão de Eyes of Tiger...). O filtro meio azulado da câmera nos dá a sensação de está espionando Jara e Julia, também clandestinamente.

Alie-se a isso que o filme mescla muito bem esse tom de crônica do cotidiano, romance com momentos de pura comédia. Enfim uma miscelânea de resultados numa película marcada por um enredo absurdamente simples e encaixado. Lição de cinema.

Um romance grandioso dentro do universo das pessoas comuns. Faz você pensar que qualquer pessoa poderia estrelar uma estória daquele tipo. Um alívio dentro de um universo onde até a Jennifer Aniston está se dando mal.

Encerrada sessão, eu e meu pacote de pipoca "meado" saímos da sala de projeção. Antes de ir embora rumo ao hostel, não resisti e eu dou uma olhadinha para a câmera de segurança, afinal, do lado de lá pode está o "Jara" para chamar de meu....

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    arrasou... que bom q esta se divertindo...
    Fiz uma viagem agora... acho que depois q descobri se blog estou viajando por tabela com vc...
    bjaum...=D

    ResponderExcluir
  2. Falando nisso... já estou prestes a fazer meu 4º filme! As coisas estão crescendo.

    ResponderExcluir
  3. Absurdamente PERFEITO!!! to adorando viajar com vc!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga linda!!! Que saudade! Adicionei teu blog pra acompanhar você pela net! Um grande abraço, muitas saudades! Que sua vida seja iluminada cada dia mais! Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Amiga,acho que quando voltar de Sidney, se voltar, vai acabar morando na cidade maravilhosa...Estou acompanhando suas descobertas por aqui....bj grande!!!!!

    ResponderExcluir